Projeto francês promove música coletiva em nível global para ajudar instituições de caridade e busca artistas brasileiros. Saiba como participar.
Vim aqui furar o pequeno recesso que me dei até a próxima semana por uma causa nobre, pois conheci ontem através do Groover o projeto Collective Music Charity que tem conectado artistas globalmente através da gravação de videoclipes coletivos cujos rendimentos são doados para organizações de caridade do mundo todo.
Tudo começou no utópico mês de março de 2020 quando o baterista francês Pierre-Etienne Michelin lançou alguns compassos de uma percussão harmônica por meio de um vídeo em suas redes sociais, e convidou seus seguidores a enviar-lhe um pequeno videoclipe improvisado seguindo essa base que ele chamou de “o ritornello”. Pierre recebeu cerca de 70 videos que foram mixados, editados e transformados na música “Le Clan Des Confinés”.
Desde então foram 8 videoclipes, cada edição apoiando uma ONG diferente e expandindo o leque de ritmos e nacionalidades dos músicos participantes. E o plano é que em 2021 o projeto prospere ainda mais, assim a 9ª edição já está sendo preparada e apoiará a institição francesa Du Syndrome De Rett que trata crianças com síndrome de Rett, trazendo como novidade a estreia de performances de dança no vídeo também.
Para ter uma chance de participar é necessário gravar um video com um trecho de uma música original baseada na grade de acordes montada para essa edição e assinar o acordo de concessão de direitos autorais, ambos disponíveis no site collectivemusiccharity.com, e enviar tudo para collectivemusiccharity@gmail.com até dia 10 de janeiro – o prazo oficial era dia 3 mas eles estão abrindo uma excessão especialmente para essa divulgação aqui pois gostariam muito de ter artistas brasileiros participando. E vale tudo: cantar, tocar e até dançar, a intenção é agregar o máximo de conteúdo à produção. Então corre botar a criatividade pra jogo que esse intercâmbio de ideias ainda promete gerar muitos bons frutos.