1968 foi o ano em que a vibe peace & love construída no decorrer da década de 60 passou a dar sinais de desgaste. Com um verão que trouxe mais sutiãs (figuradamente) queimados do que flores, o ano foi marcado por protestos, revoluções, assassinatos e guerra.
Musicalmente, porém, 68 foi tão produtivo quanto seu antecessor – o que ficará bem claro no passeio 1968 EM 50 DISCOS que hoje traz mais um aniversariante:
Álbum: ‘Ogdens’ Nut Gone Flake’
Artista: Small Faces
Gravadora: Immediate Records
País: Inglaterra
Lançamento: 24 de Maio de 1968
por Joyce Guillarducci
Um terço pop, um terço rock, um terço conceitual, essas são as proporções do ‘Ogdens’ Nut Gone Flake’, quarto álbum dos Small Faces que faz graça com uma tradicional marca de tabaco de Liverpool e que em 1968 esteve por 6 semanas na 1ª posição das paradas inglesas. Considerado por muitos (euzinha inclusa) o melhor trabalho de Mariott & companhia, esse disco traz algumas jóias do pop psicodélico nas primeiras faixas, como as ótimas “Afterglow of Your Love” e “Lazy Sunday”, mas é o lado B que mais me interessa.
Com narrações do ator e comediante sul-africano Stanley Unwin, as 6 faixas que finalizam o disco emprestam o tom dos contos de fadas para contar a história de um garoto chamado Happiness Stan e sua busca pela outra metade da lua – que começa depois que Stan vê uma meia lua no céu. Cheia de experimentações e com letras que misturam gírias dos mods da época com um cockney e gibberish meio incompreensíveis, essa parte do disco é divertida e super vanguardista, e vale muito ser revisitada no dia de seu aniversário de 50 aninhos. Ah, e querem saber se Happiness Stan encontra a outra metade da lua? Escutem o disco e talvez vocês descubram ?