1968 foi o ano em que a vibe peace & love construída no decorrer da década de 60 passou a dar sinais de desgaste. Com um verão que trouxe mais sutiãs (figuradamente) queimados do que flores, o ano foi marcado por protestos, revoluções, assassinatos e guerra.
Musicalmente, porém, 68 foi tão produtivo quanto seu antecessor – o que ficará bem claro no passeio 1968 EM 50 DISCOS que hoje traz o aniversariante do dia John Fred Gourrier:
Álbum: ‘Judy In Disguise With Glasses’
Artista: John Fred and His Playboy Band
Gravadora: Paula Records
País: EUA
Lançamento: 1968
por Joyce Guillarducci
O sotaque scouse da dupla Lennon–McCartney em “Lucy in the Sky with Diamonds” confundiu os ouvidos louisianos de John Fred, que acabou entendendo “Lucy in disguise with diamonds” da primeira vez que ouviu o refrão lá em 1967. Nasceu assim a faixa ‘Judy In Disguise With Glasses’ que em janeiro de 68 colocaria a John Fred and His Playboy Band pela primeira e última vez no topo das paradas americanas.
A faixa acabou sendo regravada por diversas bandas do mundo inteiro, e ganhou versão bossa-nova cheia de gingado nas mãos do maestro Rogério Duprat, abrindo o maravilhoso ‘A Banda Tropicalista do Duprat‘ (1968):
Numa tentativa de carona no hit meteórico, ‘Judy In Disguise With Glasses’ também é o nome do 4º álbum da John Fred and His Playboy Band, lançado naquele mesmo ano. No entanto a fórmula de garage rock + psicodelia + white soul apresentada nas 12 faixas do disco acabou não agradando público e crítica, e seu próximo single “Hey, Hey, Bunny” só chegou na 57ª posição da Billboard. A banda eventualmente cairia no esquecimento, deixando poucos registros para os amantes da garagera de raíz – fiz um catão pra montar essa playlist, mas ficaram faltando 4 faixas (disco completo só na deep web ou no bom e velho vinil).