Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

1967 em 50 discos

#26 – Disraeli Gears – Cream

escrito porJoyce Guillarducci 2 de novembro de 2017
Members of rock band Cream, their sound was characterised by a melange of blues and psychedelia. Cream combined Clapton's blues guitar playing with the airy voice of Jack Bruce and the manic drumming of Ginger Baker. Photo by LFI/ABACAPRESS.COM

O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns lançados nesse ano.

O disco dessa semana é um clássico da psicodelia sessentista:

Álbum: ‘Disraeli Gears’
Gravadora: Reaction / Atco / Polydor
Artista: Cream
Lançamento: 2 de Novembro de 1967

por Joyce Guillarducci

R-5316611-1390373840-4713.jpeg

É estranho, mas meu primeiro approach com o Disraeli Gears foi pela capa. Já contei lá no post sobre os Big Five que sou mega fã da estética sessentista e as artes de Martin Sharp sempre foram grandes favoritas. Assim, estive bem familiarizada com a capa desse disco por muito tempo, e foi por conta dela que há alguns anos parei para efetivamente ouvi-lo. Nunca julgue um disco pela capa, eu sei. Mas às vezes rola.

O segundo álbum do power trio marca bem a transição de suas raízes de blues americano para pura psicodelia. Também veio mostrar que Ginger Baker, Eric Clapton e Jack Bruce podiam não ser assim os melhores compositores e liricistas de sua geração, mas que eles certamente compensavam essa falta com o virtuosismo de seus respectivos instrumentos.

Uma única audição da guitarra clássica de Clapton em ‘Sunshine Of Your Love’ e de seu vocal “cremoso” em ‘Strange Brew’, dos wah-wahs vanguardistas de ‘Tales Of Brave Ulysses’ – essa inclusive co-escrita por Sharp que era super migo de Clapton, da vibe hipnótica da bateria de Baker e dos vocais de Bruce em ‘We’re Going Wrong’ e do dinamismo do trio em ‘SWLABR’ (minha favorita) que btw é um acrônimo de ‘She Walks Like a Bearded Rainbow’ e traz letras do poeta Pete Brown que também era migão da banda, foram suficientes para explodiar minha cabeça e transformar esse disquinho em um dos meus favoritos da década.

Disraeli Gears também tem lá suas esquinas obscuras, como o psych-dark-pop de ‘Dance the Night Away’, mais uma colaboração de Brown mas que a meu ver destoa muito da onda vibrante do restante do disco. É claro que é um mero detalhe e opinião que em nada desvaloriza todo o brilhantismo desse disco, que é com razão considerado o magnum opus do trio cremoso.

 

 

#26 – Disraeli Gears – Cream was last modified: novembro 7th, 2017 by Joyce Guillarducci
0 comentários
1
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
#25 – Electric Comic Book – Blues Magoos
Próxima postagem
Tigers Jaw

Você também pode gostar

HEAVY SOUNDS CAPA_opt

#06 – Heavy Sounds – Elvin Jones & Richard Davis

17 de março de 2017
81P40FqAFWL_opt

#36 – Flowers – The Rolling Stones

14 de dezembro de 2017
king_a5_opt

#29 – King & Queen – Otis Redding e Carla Thomas

13 de novembro de 2017
Beach-Boys-1967-with-brian-1_opt

#39 – Smiley Smile – The Beach Boys

20 de dezembro de 2017
VERÃO_opt

O Verão do Amor

21 de dezembro de 2017
ak_opt

#38 – Born Under a Bad Sign – Albert King

19 de dezembro de 2017
rs-803-rectangle_opt

#40 – The Piper at the Gates of Dawn – Pink Floyd

29 de dezembro de 2017
maxresdefault_opt

#13 – Incense and Peppermints – Strawberry Alarm Clock

7 de junho de 2017
170212-williams-aretha-franklin-tease_crbbtc_opt

#14 – I Never Loved A Man (The Way I Love You) – Aretha Franklin

16 de junho de 2017
electric-prunes-the-5193604a082c1_opt

#28 – Underground – The Electric Prunes

9 de novembro de 2017

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Chillwave Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Power Duo Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo