Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

DestaquesNa Vitrola

‘akhi huna

escrito porJoyce Guillarducci 21 de outubro de 2020
akhi

Curtindo um som do dja com os irmãos: confira o single de estreia da dupla brasiliense + entrevista.

Cenas locais são organismos vivos em desenvolvimento ininterrupto e uma vez que a gente se emaranha em sua biologia é impossível sair. É assim aqui em São Paulo e é assim em Brasília, vide eu mesma que lá em 2017 cai de gaiata no festival PicniK bem no epicentro de todo o agito brasiliense e nunca mais larguei. Desde então já foram diversos artistas do DF virando habitués aqui no blog, nas playlists e até nas festas do Cansei, cada nome sempre levando/apresentando outro num ciclo continuo. E foi através de uma dessas conexões, no caso da Gaivota Naves que além de musa-ídola virou miga, que conheci a ‘akhi huna, umas das promessas quentes da cena experimental candanga.

Formada pelos irmãos João Pedro e João Davi Mansur, a dupla ‘akhi huna explora sonoridades que passam pelo indie rock, neo-psicodelia, vaporwave, dream pop e até samba, em faixas que versam sobre acolhimento, distância, identidade, e crescimento pessoal. O resultado dessa alquimia doida pode ser conferido na faixa ‘summertime sobrado’, primeiro single da dupla que veio acompanhado de um videoclipe bem lisérgico trazendo aquela buena onda de road trip no deserto a la Thelma & Louise pra um rolé no cerrado.

assista summertime sobrado:

A faixa também estará presente no EP ‘aleluiá’ que sai em breve e que já deu as caras com spoilers numa live session de quarentena no Lombra ao Quadrado, programa promovido pelos selos Lombra Records e Quadrado Mágico e apresentado pela Gaivota, e do qual as bandas participantes saem com um compacto 7″ de seus lançamentos mais recentes – rolam umas rifas pra ganhar estes disquinhos também, que é mais um motivo pra conferir (o link dessa edição tá ali embaixo).

Aproveitando o lançamento conversei com a dupla sobre referências sonoras e estéticas, planos futuros e o summertime de Sobradinho. Descubra também o significado do nome ‘akhi huna aqui:

IMG_9360

Gente vamos começar pelo nome do projeto: o tradutor online me diz que ‘akhi huna é árabe e significa algo como “meu irmão está aqui”, que faz sentido pelo fato de vocês serem realmente irmãos. É isso? Como rolou essa escolha?

Quando começamos a levantar as primeiras demos do projeto a gente não tava junto. JP tava na europa e eu tava aqui, o nome tem muito a ver com o sentimento de querer encurtar a distância por meio do som, de compor junto e tal. Com tudo parando no começo de 2020, a gente conseguiu parar também pra escrever e produzir a vera o ‘aleluiá’, nossa primeira mixtape.

As influências da ‘akhi huna são bem amplas, indo de Prince a Jackson do Pandeiro como vocês mesmos já mencionaram e trazendo referências de nomes como Djavan e Yoko Ono (ou onoyoko?) nesse passeio experimental que passa pelo dream pop, psicodelia, tropicália e até samba, e deságua no tal do neo-tropical. Nos falem mais sobre esse caldeirão de inspirações sonoras.

Falar de influências é meio complicado, definir exatamente de onde vieram as intenções sonoras é sempre meio traiçoeiro. Mas podemos citar algumas; além dessas que falamos antes, Prince, Djavan e tal, Michael Jackson, Milton Nascimento, Arthur Verocai, Marcos Valle. Fazer som é vivência, do que a gente escuta desde sempre e das coisas que influenciam de forma indireta também. A coisa do ‘neotropical’ tem mais a ver com antropofagia criativa do que com uma identidade sonora específica baseada em gênero.

Na semana passada vocês lançaram o lisérgico videoclipe de ‘summertime sobrado’ trazendo aquela vibe roadtrip no deserto nos anos 80 pra um rolé no cerrado. Contem sobre as referências estéticas que vocês buscaram trazer pra esse trabalho e para o projeto como um todo?

Chamamos uns camaradas nossos pra dirigir o clipe que foi gravado aqui em sobradinho mesmo. A gente queria essa vibe retro futurista tropical que tem a ver com o lugar do som.

E esse é o primeiro single de vocês, que já faz parte de um disquinho compacto 7″ e também estará no EP ‘aleluiá’, certo? Como estão os planos para lançamento do EP, e ele estará disponível nos streamings ou pretendem manter a aposta no formato físico?

Logo menos as músicas tão nas plataformas! Os compactos de 7” são uma versão comemorativa prensada pela Lombra Records, selo independente de vinis aqui de Brasília.

Pra fechar: definam o summertime daí de sobradinho em apenas uma palavra (pode ser uma de cada).

Summertime sobrado é um haco, um som do dija com os irmãos.

confira os showzinho good vibes da dupla no Lombra ao Quadrado:

***

‘akhi huna was last modified: outubro 21st, 2020 by Joyce Guillarducci
Dream PopIndie RockNeo-PsicodeliaNeo-TropicalSambaVaporwave
0 comentários
4
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
Descobertas Groover
Próxima postagem
Pedro Bienemann

Você também pode gostar

Slowaves_opt

Slowaves

25 de maio de 2020
dn-redes-2016_opt

Sons Nórdicos

21 de dezembro de 2016
Moon Pics_Adriano_2020_3 (1)

Moon Pics

31 de julho de 2020
33160473_585597885143006_7727425375650709504_n_opt

Polly Noise and The Cracks

9 de agosto de 2018
capa_lanchonete cupido_2_opt

Persie

13 de dezembro de 2019
Miniatura6_opt

Molodoys

25 de setembro de 2017
banner-guizado-site-diletto-1_opt

Guizado

31 de janeiro de 2019
image1 (5)

1 ano de Cansei do Mainstream

16 de agosto de 2016
wooly_opt

Wooly Woman

16 de fevereiro de 2016
_90549542_vbeach976_opt

Viola Beach – Álbum

29 de julho de 2016

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Chillwave Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Power Duo Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo