Confira o tripcal hop no debut EP do trio mineiro + entrevista.
foto: Carol Borges
É sempre lindo ver de perto uma banda dando os primeiros passos e encontrando seu caminho. Esse é o caso da Azul Flamingo, banda de Uberaba/MG que acabou de soltar um debut EP fresquinho mostrando que já sabem muito bem por onde andar e pra onde ir.
Formada por Bruna Buzollo (vocais / synths), Tarcísio Oliveira (bateria) e Marcos Paulo (guitarra), a Azul Flamingo faz experimentações de bateria + guitarra sintetizada combinadas a elementos do trip-hop, dream pop, post rock, new wave e várias ondas oitentistas temperadas pelo clima tropical sazonal do cerrado. O resultado é uma sonoridade sintéticorgânica chamada pelo trio de “tripcal hop” que anda dando as caras em diversas casas e festivais desse Brasilzão, e agora também no novo EPzinho.
‘Sobre a Natureza das Coisas’ foi gravado através do Sonâncias Lab, projeto idealizado pelo selo/produtora Quente de BH com apoio da Natura Musical e sob tutela dos produtores Pupillo (ex-Nação Zumbi; atualmente trabalhando com Gal Costa, Edgar, Nando Reis e Céu) e Leonardo Marques (Milton Nascimento, Young Lights e Moons). As 3 faixas do EP vêm embaladas pelos graves do tal do tripcal hop que dão aquela arrepiadinha gostosa nos nós da espinha, enquanto exploram a natureza das relações sociais, das inquietações da psique e dos ecótonos humanos.
ouça Sobre a Natureza das Coisas:
E daí que amanhã a Azul Flamingo aterrisa em SP diretamente na nossa festa de aniversário na Casa do Mancha. Aproveitando o passeio conversei com a Bru, Tatá e Marcão sobre ambientação para ouvi-los pela primeira vez, novo EP, referências sonoras e show em SP. Saiba também o que mais eles têm a dizer sobre a natureza das coisas, tá tudo aqui:
Antes de tudo, pra quem ainda não conhece o som, qual ambientação vocês sugerem pra ouvir a Azul Flamingo pela primeira vez?
A Azul é para se ouvir de mente aberta, naquele momento em que estamos receptivos a experiências sensoriais, seja dentro de um carro, em casa e principalmente durante o show!
E vocês estão lançando hoje o EP ‘Sobre a Natureza das Coisas’ que foi gravado através do projeto Sonâncias Lab com produção do Pupillo e Leonardo Marques. Nos falem um pouco sobre como foi esse rolé?
Está sendo muito importante para a trajetória da banda ter tido a oportunidade de trabalhar com um produtor musical, ainda mais este produtor sendo um grande nome da música brasileira como é o Pupillo. Mesmo sendo uma banda jovem, fomos muito bem recebidos pela “Quente” que é a galera da produção do Sonâncias Lab, pelo Leo Marques que tem um estúdio maravilhoso em BH (Ilha do Corvo) e principalmente pelo Pupillo que respeitou muito a nossa sonoridade durante o processo.
Gosto muito dessa alquimia entre o orgânico e o sintético presente no som de vocês – acho que ela fica bem clara na faixa ‘Casca’, que já virou uma de minhas favoritas. O que vocês citariam como referências sonoras da banda?
Cada membro da Azul trouxe a sua referência para o som, escutamos bandas muito distintas e isso colaborou para a sonoridade que temos hoje. A Bru (vocal e synths) trouxe as texturas do trip hop e o peso do synth bass dos anos 80, o Tatá trouxe música instrumental e brasilidade pros beats da batera e o Marcão já é mais experimental com pitadas de post rock na guitarra. Batizamos essa mistura de Tripical Hop!
No sábado vocês tocam na festa de 4 anos do Cansei, to ansiosa! Será a primeira vez da Azul Flamingo em SP? O que esperar desse show?
Sim será nossa primeira vez com a Azul. Também estamos muito ansiosos, pois sabemos da importância de tocar em SP principalmente na casa do mancha que é o antro da música independente nacional e no aniversário de 4 anos do Cansei. É uma honra pra gente poder participar deste momento importante de resistência do Blog. Só temos a agradecer todo trabalho que vocês fazem!
Algo mais a dizer sobre a natureza das coisas?
Pensar sobre a natureza das coisas, de tudo, pode ser muito leve e muito pesado ao mesmo tempo. É colocar as pessoas para refletir sobre a rotina e também dar pra elas um momento dançante, legal de curtir! Agora nosso objetivo é tocar, fazer esse som chegar cada vez mais nas pessoas!
***
SERVIÇO:
Cansei apresenta Gab Ferreira & Azul Flamingo
14 de setembro / 21h
Casa do Mancha – Rua Felipe de Alcaçova
$20