Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

DestaquesNa Vitrola

Persie

escrito porJoyce Guillarducci 15 de fevereiro de 2019
50138597_2171739609710393_1729356491401461760_n_opt

De olho nas tendências: confira o videoclipe vertical de ‘Saudade Só Existe no Brasil’ + entrevista.

foto Evely Cardoso.

Muitos de vocês devem conhecer a Persie da night paulista & como vocalista da infamemente chamada Groupies do Papa. Poucos talvez saibam qua a baiana radicada em SP também toca um projeto solo que esse ano deu as caras ao mundo através do EP ‘Índigo’

Produzido pela própria Persie de forma totalmente independente, ‘Índigo’ é um trabalho sensível e delicado sem ser pegajoso. É um passeio de 16 minutos pelo centro de São Paulo parando aqui e ali pra tomar uma, compartilhar crônicas etílicas, falar sobre amizade, saudade, mudanças e crescimento, tudo embalado por sonoridades do dreampop e synthpop e sempre observando as cores ao seu redor –  seja o rosa-azul-lilás do céu de fim de tarde ou o azul royal da caneta bic que anota o pedido no boteco. Recomendo ouvir hoje na saída do trabalho pra dar uma respirada em meio ao caos urbano (aproveita e chama aquele migo que você não vê há tempos pra tomar uma).

ouça Índigo:

E dando sequência aos trabalhos, hoje ela lança um videoclipe para a faixa ‘Saudade Só Existe no Brasil’. Filmada em Chroma Key e dirigida por Fernando Ventura com apoio da apoio da ASA produtora, a novidade dessa peça é que ela vem no formato considerado errado para 9 a cada 10 cineastas (Tim Burton no entanto aprova): “nada mais moderno e atual que o vídeo vertical, com o boom dos Smart Phones a vida passou a ser vista em 1080×1920, nos stories e TVs virtuais, a ideia é se adaptar a esta nova tendência, a esta nova janela do nosso olhar.” conta Persie sobre a ideia do vídeo verticalizado.

Aproveitando esse lançamento, conversei com a Persie sobre seu trabalho solo, referências para o EP, cena indie da Bahia e o reaparecimento de Nossa Senhora Desaparecida. Confere tudinho e vê o vídeo ali no final que tá uma viagem astral:

com make & figurino pela própria Persie, 'Saudade Só Existe No Brasil' foi gravado em apenas 10 minutos em uma fazenda na Bahia.

com make & figurino pela própria Persie, ‘Saudade Só Existe No Brasil’ foi gravado em apenas 10 minutos em uma fazenda na Bahia.

Persie, como está sendo essa experiência de composição, produção e execução solo?

Eu componho desde criança, quando nem tinha pretensões musicais, ou pensava que não tinha, e sempre gostei de compor sozinha, me sinto mais confortável assim. Porém a produção e execução solo  é uma novidade e um desafio em minha vida. Ano passado comecei a produzir no Ableton, pesquisei tutoriais no youtube, perguntei e enchi o saco de amigos para aprender a  fazer isso e aquilo,   aos poucos fui adquirindo  controladores e entendendo como usá-los,  quando me senti segura  marquei shows  em algumas casas de SP e também  em alguns estados do país. Tocar sozinha é uma experiencia bem interessante, tenho um projeto paralelo que é uma banda com 5 integrantes, se chama: Groupies do Papa, onde eu canto e toco teclado, e já achava difícil, mas tocar sozinha é muito mais tenso,  te exige muito mais concentração, não tem ninguém pra cobrir seu erro,  mas também sinto a música mais minha, é muito mais prático, todo meu equipamento cabe numa mochila, pra viajar e se hospedar  existe também mais facilidades.

O EP ‘Índigo’ vem todo envolto nessa atmosfera dream/eletropop. Nos fale sobre suas inspirações e/ou referências sonoras pra ele.

Gosto muito do dreampop, do synthpop, e toda essa atmosfera mais letárgica que surgiu na década de 80, vozes doces, timbres oníricos , delays, reverbs… Bandas como My bloody Valentine, Beach House, Mazzy Star, Cocteau Twins, até a mais recente Chromatics, me inspiram bastante ! Nas brasilidades posso citar o Dalto, que acho um compositor ímpar,  Ritchie, e o pop da Marina Lima 80. Isso tudo é referência, a gente bate tudo no liquidificador e vê o que saí no final!

E rolou show de lançamento do ‘Índigo’ em Salvador também né? O que você nota de mais diferente entre a cena indie de lá e de SP?

Sou baiana e morei muitos anos em Salvador, toda minha base foi de lá, e sem dúvida a Bahia é uma estado muito rico musicalmente, que inova , engloba, mistura os ritmos,  cria novos ritmos e talentos vão surgindo, como Luedji Luna, Josyara, Russo Passapusso, Afrocidade e toda essa nova geração da mistura de ritmos do axé com a nova mpb, arrocha,  rock, pitadas de synth , muita percussão toda essa nova brasilidade! Cada vez mais sem rótulos este setor esta crescendo e pegando fatias maiores do bolo junto com a cena do axé e derivados. A cena do rock  e projetos independentes que fogem dessa tendencia é escaço. Nomes tradicionais da musica independente como Rebeca Matta, Nancyta, Ronei Jorge, são presentes  ainda na cena  local , são poucas as  casas e produtores  que atendem o público mais independente , mas existem  tem casas como o Bardos Bardos, o Mercadão CC, onde lancei meu EP,  e o Commom que conseguem levar uma programação bacana para o público de lá. Me chamou muita atenção o  Festival ” Digitália”, que  vem  impulsionando muito a musica independente nestes últimos anos, e onde vi muita coisa legal nesta temporada que passei por lá. A cena independente é pequena porém especial e  muito original.

Agora você está lançando um vídeo para a faixa ‘Saudade só Existe no Brasil’ no formato considerado “errado” rs, que é na vertical. Como rolou essa ideia?

A ideia veio do diretor Fernando Ventura. O videoclipe foi todo filmado em Chroma Key em menos de 10 minutos na chácara de minha família na Bahia. Eu fiz o figurino e maquiagem, o restante ficou por conta do diretor, gravamos num ritmo mais acelerado da música pra brincar depois com movimentos lentos. A idéia do clipe vertical veio depois, já na edição, em uma conversa por whatsapp ele me falou que queria algo diferente, que achava a musica diferente também e moderna. E nada mais moderno e atual que o vídeo vertical, com o boom dos Smart-Phones a vida passou a ser vista em 1080X 1920, nos stories e TVs virtuais , a ideia é se adaptar a esta nova tendência, a esta nova janela do nosso olhar.

Última: ‘Nossa Senhora Desaparecida’ é provavelmente minha faixa favorita, acho divertida, cosmopolita e já imagino ela tocando na pistinha. Agora, já sabemos que Nossa Senhora desapareceu em algum ponto entre o Vale e o Ouvidor, se ela fosse reaparecer onde seria?

No céu, mas reza a lenda que se tocar na pistinha ela aparece no banheiro da balada! rs

***

assista Saudade Só Existe no Brasil:

Persie was last modified: fevereiro 15th, 2019 by Joyce Guillarducci
BrasilDream PopSynthpop
0 comentários
13
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
Palamar
Próxima postagem
#37 – The Galaxies – The Galaxies

Você também pode gostar

mescalines2_opt

Não Cansei de SP – Mescalines

29 de janeiro de 2016
VENUS BAND V4 FRAMES_opt

Venus Wave

10 de julho de 2020
27654629_1565643990151481_741849944992047772_n_opt

Juca Culatra

7 de fevereiro de 2018
IMG_0139.JPG

Viola Beach

23 de novembro de 2015
18052028_10158557146185704_1041114982_o_opt

Blve Hills

22 de abril de 2017
depositphotos_377643762-stock-illustration-magic-mushrooms-seamless-pattern-psychedelic_opt

Feliz Ano Psicodélico IV

21 de dezembro de 2020
RPVan1

Rey Pila

25 de agosto de 2015
31914158_2112093272164403_1223672960435355648_n_opt

Sky Down

15 de março de 2019
Radio Moscow foto oficial (1)_opt

Radio Moscow

19 de março de 2018
FotoDivulgaçãoLuaWagner (1)_opt (1)

Rubens

19 de julho de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s 80s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Country Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo