De Blade Runner 2049 a Cildo Meireles: confira o videoclipe de ‘Rebordose’ + entrevista.
Ora ora se não é mais um nome da efervescente nova cena brasiliense que anda sob a tutela do selo Quadrado Mágico passando por aqui: formada por Galvão (baixo / vocais), Pedro (bateria), Heitor (guitarra / vocais) e Guilherme (guitarra), a Palamar nasceu em 2017 em Taguatinga no DF. Desde então vem fazendo rock psicodélico com uma veia mais dark e bastante espaço para os temas instrumentais – daí a alcunha de orquestra bad/vibe, que pode ser conferido no EP ‘Horizontes Submersos’ (2017 – Manufatura Records) e no single ‘Rebordose’, que hoje ganha cores & movimento num videoclipe lindíssimo dirigido por Isabel Lootens.
Assim como a música, o vídeo se metamorfosa conforme necessário, indo de uma atmosfera lúdica e colorida, que poderia ter sido feito pelo MGMT por exemplo, para algo mais obscuro que beira o pós-punk e reflete total aquela sensação de quase morte de uma rebordose (quem já teve sabe bem). Assistam que vocês vão entender, tá ali no final logo depois do nosso papo sobre inspirações estéticas para o vídeo, trabalhos futuros, a tal ~cena psicodélica e dicas pra rebater a rebordose, vai lá:
No primeiro EP, o ‘Horizontes Submersos’, notamos um destaque dos temas instrumentais que tendem a se estender em longas pirações, como os mais de 8 minutos da faixa ‘Mantra’ que é uma de minhas favoritas. Já o single lançado ano passado, ‘Rebordose’, vem numa outra vibe curta e direta. O que podemos esperar de um próximo disco da Palamar?
As induções que carregaram o “Horizontes Submersos” mudaram de conceito ao longo desse tempo, até “Rebordose” e isso não quer dizer uma perca em elementos, mas uma atenção maior a outros pontos, estejam cientes desses formatos iconoclastas referentes as nossas próprias obras em homenagem a nós mesmos. A voz é certamente uma das nossas apostas, temos explorado muito mais essas camadas que somam bastante em nossa força de expressão, que aliás é um tanto quanto espontânea, sem falar no expurgo que isso envolve, né… Podem esperar muita experimentação, colaborações e novas ondas, as loucuras continuarão, sem dúvida alguma.
ouça Horizontes Submersos:
E hoje ‘Rebordose’ ganha um videoclipe que assim como a música oferece uma atmosfera quase bipolar: um lado lúdico e colorido e um outro mais dark. Também sinto uma alusão à faixa ‘Chuva no Aquário’ nele. Nos falem sobre as inspirações e referências estéticas do vídeo.
Isabel Lootens (diretora e roteirista do clipe): Pegamos referências de Glass Animals, um vídeo arte do diretor Jin Angdoo e Vendredi Sur Mer, uma banda francesa muito boa! Para as cores da primeira parte pensei muito em Blade Runner 2049, já para a parte vermelha em particular, minha principal inspiração foi uma obra do Cildo Meireles, Desvio para Vermelho.
A faixa também está na nossa playlist Feliz Ano Psicodélico II junto com outros 40 lançamentos psicodélicos de 2018 – inclusive tem vários do selo Quadrado Mágico. Pra vocês o que tem rolado de mais quente nessa cena?
Aconteceram barulhos notáveis e ensurdecedores, além de pessoas que nos ajudam a formar mais chão até aqui, quem se dispõe a somar de uma forma recíproca e isso é muito gratificante. A certeza de fazer parte de algo, seja A TAL cena, coletividade, um meio ou uma comunidade é de fato uma das melhores sensações. Tendo em vista tudo que acontece de interessante são indispensáveis: Enema Noise, Ypu, Pratanes, Aiure e Malena Stefano.
pra quem ainda não ouviu a playlist tá aqui:
Planos para 2019?
Temos lançamentos à vista, estamos compondo para o nosso primeiro álbum cheio e estamos um tanto focados nisso, além de duas sessions confirmadas que irão chegar no desenrolar desse ano.
Pra fechar, quais as dicas da Palamar pra rebater a rebordose?
Busquem o autoconhecimento, beba uma cerva, se hidrate e fume unzinho. Tenham cuidado com o carnaval, com os canas, as más companhias e principalmente com bandas de apelo amoroso demasiado.
***
confira essa lindeza de videoclipe agora: