90s kids forever: confira o shoegaze, noise e dreampop da estreia da banda paulista + entrevista
90s kids, este momento é de vocês: bebendo nas fontes de nomes como Alvvays, Paws e Smashing Pumpkins numa pegada DIY onde desde a arte da capa até mixagem e masterização das músicas é feita pelos integrantes Cesar Neves (guitarra e voz), Lucas Corbeta (guitarra), Matheus Müller (baixo) e Ian Veiga (bateria), a banda paulista Bemmo acaba de lançar seu debut EP. Quem tá por dentro da cena deve ter reconhecido o Cesar e o Ian da Der Baum, mas esqueçam todo aquele lance new wave/post-punk: com a Bemmo somos convidados a navegar pelas águas do shoegaze, dreampop & noventices em geral e acabar num tchubumzaço de cara no noise – vale o play e fiquei curiosa para ver tudo isso ao vivo.
ouça o ep Bemmo:
Aproveitando o lançamento conversei com a banda sobre o novo projeto, referências estéticas e a questão primordial: quem é Bemmo? Descubra tudo aqui:
Conheci o Ian e o César através da Der Baum. Na Bemmo além de outro estilo de som temos uma configuração totalmente diferente, com o Ian na bateria e o César na guitarra e vocais. Como rolou tudo isso?
Cesar: Bom, eu sempre quis ter um projeto onde eu pudesse tocar guitarra, cantar não era bem meu objetivo, quando comecei na musica foi justamente pelo violão e consequentemente guitarra, mas por querer montar uma banda acabei indo para a bateria. Mas em 2016 essa vontade de tocar guitarra em uma banda surgiu, e acredito que foi no mometo certo! Conversando com o Müller sobre essa vontade, ele sugeriu que se eu precisasse ele faria parte do projeto pra me ajudar a realizar, o Ian eu sempre soube que ele mandava benzaço na bateria, mas um dia fui mostrar como tava ficando a musica ‘Bippolar’ e ele ja saiu tocando na bateria junto comigo daí foi inevitavel chamar ele pro projeto, algo semelhante aconteceu com o Lucas, que ja estava envolvido no projeto fazendo mix das primeiras ideias do ep, onde ele resolveu gravar umas linhas de guitarra e uns noise em ‘everywhere’ foi aí que fiz questão que ele fizesse parte da Bemmo.
Gosto da energia das faixas ‘Bipolar’ e ‘Can You Hear’, mas minha favorita é a explosão noise de ‘Everywhere’ – imagino que ao vivo deve ficar massa demais. O que vocês andaram escutando durante a produção desse EP?
Desde que imaginei o projeto lá no começo vinha escutando muito PAWS, Alvvays, Jaws, Fazerdaze, Mineral e Elliott Smith, acho que isso foi o que deu bastante rumo na composição de letras e melodias
Curti muito a arte da capa criada pelo Matheus em parceria com o Ian. Nos falem sobre as referências estéticas da banda.
Müller: A intenção da capa era traduzir um pouco do que queremos construir com a Bemmo. Ao criar um contraste de cores fortes e um desenho cru, queremos ilustrar o que a música desse EP foi para nós, algo cru e verdadeiro.
Agora nos contem: quem é Bemmo?
Cesar: Na real não tem um significado foi uma sonoridade que, conversando com o Müller gostamos, mas pra não ser confundido com o personagem de “Hora de Aventura” decidimos colocar doi M’s só que não deu certo pois sempre remetem a ele, recentemente descobrimos que da para associar com BEM EMO.
***