Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

DestaquesNa Vitrola

Feliz Ano Psicodélico II

escrito porJoyce Guillarducci 2 de dezembro de 2018
brasil psicodélico_opt

Lançamentos do ano da psicodelia brasileira + playlist.

capa: brasil psicodélico, por tádzio nanan

Acredito que falo por muitos quando digo que passar pelo universo invertido de 2018 não foi brinquedo. Minhas dicas de sobrevivência são 1- muita água (não disse com o quê) e 2- sonzera fresquinha & good vibes de gente como The Outs (RJ), La Leuca (SC), Gumes (SP), Indigo Mood (CE), Os Chás (SP), Suco de Lúcuma (SP), Catavento (RS) e Leza (SP) que acabou de lançar o lisérgico ‘Vice-Versa’, um dos meus queridinhos do ano que tem ajudado (e muito!) a encarar estes tempos brutos com uma ótica mais leve, lúdica e otimista até.

Estes nomes aí representam apenas a ponta do iceberg dos lançamentos desse ano da psicodelia brasileira. Galera andou inspirada e ousada, desde a escolha de instrumentos, que inclui o choro da cuíca unida à poesia de Leo Fazio (SP) em ‘Cobra-Coral’ e um sax alucinógeno no single ‘Abstrai’ da Applegate (SP), até a mistura de estilos e universos, como o encontro do indie-folk da Antiprisma (SP) com a guitarra incendiária da My Magical Glowing Lens (ES) em ‘Fogo mais Fogo’. Também teve o flerte com a surf music em ‘Haole Music’ dos Chimi Churris (SC), com o blues em ‘Escuro Demais’ da Rei Burdogue (SP), com o eletropop na explosão de cores do ‘Sea at Night’ da Glue Trip (PB) e com a bossa-nova no ‘Fossanova’ de Murilo Sá (BA), que conta com a participação de Tatá Aeroplano (SP), que por sua vez lançou o bucólico ‘Alma de Gato’ e apareceu no ‘Hotel Vulcänia’ da Betina (SP).

Pros saudosistas, teve a inusitada fusão da cultura skate punk de Charlie Brown Jr com a psicodelia lo-fi nas versões do ‘Marginal Alado’ da Oruã (RJ) e da marianaa (RJ), que esse ano também lançou o EP ‘sdds rolé lixo’ (melhor nome).

Pra quem curte umas experimentações a la Frank Zappa, recomendo muitíssimo os novos do Pedro Salvador (AL) e da Aminoácido (PR) (o ‘Sem Açúcar’ é muito zappiano cara), além do “inferno astral elétrico” do single ‘Alfa Crucis’ de Bonifrate (RJ), que também participou do ‘Their Shamanic Majesties’ Third Request’ da BIKE (SP).

E por falar em bike, pra quem gosta de uma boa pedalada também tem a ‘Bicicleta Cósmica’ da estreia do Tynkato vs o Baixo Astral (DF), um dos lançamentos do selo brasiliense Quadrado Mágico que este ano esteve bem ativo apoiando as também estreias da Aiure (DF) e da YPU (DF), o xamânico ‘Brazilian Voodoo Exportation’ dos Mescalines (SP), e os caminhos da noite até o amanhecer das ‘Trilhas do Sol’ dos queridões da Joe Silhueta (DF).

E já que chegamos no sol (tudo se conecta gente, isso aqui não vai acabar nunca), não posso deixar de mencionar a brisa ensolarada de ‘Estrela Mágica’, fruto da collab Winter (PR) & Triptides (EUA) que também rodou bastante no meu radinho. Doce demais? Então segura a despedida (temporária) da Ventre (RJ) com ‘O Corte’, a vibe dark da ‘Rebordose’ da Palamar (DF) e a manifestação do feminino no libertador ‘El Rapto’ da Cora (PR).

Já pra quem não é de muito papo e prefere os instrumentais, tem o auto-intitulado A Banda de Joseph Tourton (PE) que conheci a pouco e achei absurda, o ‘Cidade no Ar’ da Transquarto (DF) e o single ‘Aura’ da Auramental (RJ).

Encontrou aí uma psicodelia pra chamar de sua? Pois toda essa gente aparece na nossa playlist Feliz Ano Psicodélico II, que é o que eu desejo a todos vocês pelos próximos 51 anos – daqui até a ‘2069’ da Psilocibina (RJ). Viva!

Feliz Ano Psicodélico II was last modified: dezembro 2nd, 2018 by Joyce Guillarducci
BrasilPsicodelia
0 comentários
5
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
My Magical Glowing Lens
Próxima postagem
YPU

Você também pode gostar

Antiprisma-fonteCoagula_opt

Antiprisma

27 de janeiro de 2017
foxtales1

Foxtales

13 de julho de 2015
image1 (5)

2 anos de Cansei

16 de agosto de 2017
Ermo

Ermo

8 de novembro de 2015
_MG_3336

Gran Tormenta

21 de janeiro de 2019
astralplane_opt

Astralplane

5 de abril de 2017
Foto por Erik Lopes.

Dum Brothers

24 de março de 2016
20800020_468320843539594_4446785634624000609_n_opt

Fluhe

30 de maio de 2018
banner-guizado-site-diletto-1_opt

Guizado

31 de janeiro de 2019
mudhill_opt

Esquenta #DCBI – Mudhill (indicação Hits Perdidos)

5 de dezembro de 2016

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s 80s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Country Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo