Banda paulista leva lisergia para ondas magnéticas das fitas K7. Ouça a inédita ‘Por Debaixo dos Panos’.
foto: Os Chás no Breve Pompéia por Valeria Gaspardis.
E daí que nosso 2017 acabou bem doido quando decidi mergulhar nos principais lançamentos psicodélicos nacionais do ano pra montar essa playlist aqui:
E agora 2018 já está começando a ficar sabe o quê? Doido & psicodélico também! Pois é, mesmo antes de fazer esse catadão para a playlist eu já vinha acompanhando o trabalho dos Os Chás, banda de Mogi das Cruzes/SP formada por Gabriel Mattos (guitarra e voz), Diogo Menichelli (bateria e percussão) – ambos ex-Hierofante Púrpura, Thiago Fernandes (baixo e voz), Wesley Franco (baixo) e Priscila Ynoue (Teclados) que lançou no ano passado um debut EP bem delirante chamado ‘Já Delírio’ (Transfusão Noise Records).
As influências da psicodelia sessentista e mistura de texturas que vão do rock progressivo a uma sonoridade mais oriental à la George Harrison foi o que mais me chamou atenção nas 6 faixas desse EP que é brisa das boas. Não deixem de ouvir ‘Morocco’, minha favorita:
E aí que esse pessoal deve ter tomado chá com energético e está com a corda toda. Tão fazendo uma porrada de show de divulgação do ‘Já Delírio’, e numa dessas foram parar no Escritório, sede da Transfusão Noise Records no Rio de Janeiro, e acabaram gravando som novo por lá.
‘Por Debaixo dos Panos’ tem uma levada trippy lisérgica e segundo a banda é uma música que fala sobre “ironias, dificuldades de se relacionar com as pessoas e o tal do ego(ismo)“. Mas o que a torna realmente especial é que não se trata de uma gravação convencional: como parte do projeto Cassete Club, a faixa foi captada ao vivo diretamente para o K7 através de um Tascam Portastudio, primeiro gravador de 4 pistas do mundo! – MANDA MAIS EQUIPAMENTO VÉIO E SONZINHO LO-FI QUE A GENTE GOSTA!!!
Quem não tem toca fitas (eu ?) vai ter que se contentar em ouvir a música online OUUU ao vivo no próximo sábado na Casa do Mancha. Pois é, Os Chás estão ao lado da Aura (RJ) no line da nossa noite psicodélica que promete ser bem fuzzy, colorida e com vários suéteres de listrinhas (se as temperaturas permitirem). Eu não vou perder, e vocês?
Por aqui ficamos com esse último golinho de chá, boa viagem ?
Faixa gravada em cassete em novembro de 2017 no Escritório
Gravação e Mixagem por Lê Almeida
Masterização por João Casaes
Capa por Matias Picón