Dicas cinematográficas + playlist pra quem é de swingar.
Que sou fã dos anos 60 já não é mais novidade pra ninguém. E esse meu amorzinho não se resume só à música: de penteados à literatura, tudo relacionado à essa década me encanta.
E o cinema não poderia ficar de fora né. Sou bem fã de filmes sessentistas, principalmente dos que surgiram em meio à ferveção da Swinging London. Assim, separei 3 dicas indispensáveis pros amantes da era mais descolada da história da cultura pop. No final tem playlist com umas pérolas musicais pra quem é de swingar ;D
The Knack …and How to Get It (1965) – no Brasil: A Bossa da Conquista
Assisti-o pela primeira vez na época em que estava obcecada pela Rita Tushingham (indiquei outro filme com ela aqui). Dirigido por Richard Lester, que também foi o responsável pelo ‘A Hard Day’s Night’ e pelo ‘Help!’ dos Beatles, e com participação de Jane Birkin, The Knack é uma comédia meio maluca que explora a revolução sexual entre a juventude da Swinging London. Tem umas partes meio nonsense mas indico bastante.
Tem o filme completo aqui só que com legendas italianas, se non capisci l’italiano, ti suggerisco di scaricare un’altra versione:
***
Alfie (1966) – no Brasil: Como Conquistar as Mulheres
Não, não é uma história sobre Alfie, o Eteimoso (já me perguntaram isso quando mencionei esse filme rs). Esse Alfie aqui é um Cockney-Boy bem mulherengo e aproveitador que vai nos apresentando suas aventuras envoltas numa vibe comédia dramática. O filme foi meio revolucionário para a época por falar abertamente sobre sexo. Também fiquei sabendo que rolou uma refilmagem dele em 2004 com aquela coisa linda chamada Jude Law no papel de Alfie, mas ainda não vi essa versão. O original de 66 conta com atuação maravilhosa de Michael Caine e participação da minha musa Jane Asher, ex noiva de Paul McCartney.
Aqui tem o filme dividido em partes, mas acredito que seja mais fácil baixar nas obscuridades da internet mesmo:
***
Blow-Up (1966) – no Brasil: Blow-Up – Depois Daquele Beijo
Provavelmente o mais popular dessa lista, Blow-Up foi baseado no conto As Babas do Diabo do argentino Julio Cortázar e na vida do fotógrafo britânico David Bailey, um dos ícones da Swinging London. É um drama/suspense com gostinho mod que tem espaço pra uma performance incendiária dos Yardbirds e para Jane Birkin em uma das primeiras cenas de nu frontal da história do cinema. Filme obrigatório para TODOS (rs).
Não encontrei o filme no YouTube mas recomendo o esforço pra baixá-lo por aí que vale a pena. Vou deixar aqui uma das cenas que explodiu minha cabeça:
Tem a trilha sonora do filme aqui também:
***
Por enquanto são essas as dicas. Pra fechar vou deixar playlist com uma horinha de pérolas da swinging for those who like ter dance, nuff said, yeah? (só pra soar meio cockney rs)