O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns lançados nesse ano.
Hoje embarcamos nas ondas do soul com a dupla real Otis Redding e Carla Thomas!
Álbum: ‘King & Queen’
Gravadora: Stax/Atlantic
Artista: Otis Redding e Carla Thomas
Lançamento: 16 de Março 1967
por Joyce Guillarducci
Tendo por base o sucesso dos duetos de Marvin Gaye com Tammi Terrell e Kim Weston, no início de 1967 o produtor Jim Stewart achou que seria uma boa ideia unir o estilo cru de Otis Redding com a sofisticação de Carla Thomas. Nasceu assim o último álbum de Redding antes de sua morte precoce em dezembro daquele mesmo ano.
Gravado em apenas seis dias, ‘King & Queen’ traz dez covers de clássicos do soul e apenas uma composição original de Redding (‘Ooh Carla, Ooh Otis’). É um álbum leve, espirituoso e que evidencia a química da dupla em cada faixa – mesmo quando supostamente numa batalha de sexos, como na ótima ‘Tramp’, que chegou a alcançar a 2ª posição na Billboard Hot Rhythm & Blues Singles em 67.
Essa colaboração pode não ter sido o ponto mais alto do duo real, mas certamente vale alguns plays: