O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns lançados nesse ano.
Alguém disse folk? Pois hoje tá tendo em dose dupla:
Álbum: ‘A Gift from a Flower to a Garden’
Gravadora: Pye / Epic
Artista: Donovan
Lançamento: Dezembro de 1967
por Joyce Guillarducci
O segundo lançamento de Donovan em 67 é um dos primeiros box sets da história da música popular – ‘A Gift from a Flower to a Garden’ é um álbum duplo composto pelos discos ‘Wear Your Love Like Heaven’ e ‘For Little Ones’.
Ainda sofrendo com a rivalidade de seus selos americano e britânico que já havia vetado o lançamento de seus dois álbuns predecessores no Reino Unido, o ‘Sunshine Superman’ (1966) e o ‘Mellow Yellow’ (1967), Donovan viu esse novo lançamento atingir terras britânicas apenas em Abril de 68. É irônico pensar que obras tão poéticas e intensas sejam pivôs desse tipo de disputa. Mas, that`s the industry babe.
Esse disco especificamente tem como temas centrais a espiritualidade e meditação. Referências à maconha e LSD são frequentemente notados nos trabalhos anteriores do músico escocês, mas depois de ter sido denunciado por porte de drogas e vendo alguns amigos se entregarem à ondas mais pesadas, como heroína e cocaína, Donovan virou adepto da busca pelo auto-conhecimento sem uso de psicotrópicos.
Essa mudança é totalmente refletida no ‘A Gift from a Flower to a Garden’ – da pegada e intonação indiana (um tanto duvidosa) impressa em faixas como ‘Isle Of Islay’ e ‘The Enchanted Gypsy’, passando pela filosofia oriental presente nas letras, de onde destaco a maravilhosa faixa de abertura ‘Wear Your Love Like Heaven’, e, claro, na contracapa do disco que traz uma fotografia de Donovan durante sua iniciação à meditação transcendental com Maharishi Mahesh Yogi – aquele mesmo que foi guru dos Beatles e de mais uma galera rock’n roll.
E por falar em capa, a estética Pré-Rafaelita de ‘A Gift from a Flower to a Garden’ foi criada por Karl Ferris, um dos designers mais inovadores da era psicodélica e fotógrafo oficial da elite do rock inglês.
Esse disquinho ainda conta com a participação de Jack Bruce da Cream no baixo de ‘Someone Singing’ e um poema de Shakespeare em ‘Under the Greenwood Tree’ (amo), e em todo seu otimismo bucólico, é certamente imperdível para os fãs da música folk sessentista.