Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

1967 em 50 discos

#21 – Emotions – The Pretty Things

escrito porJoyce Guillarducci 15 de setembro de 2017
Pretty-Things-SB-65_1_opt

Comentado por Joyce Guillarducci.

O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns lançados nesse ano.

O disco dessa semana pode não ser assim genial, mas merece ser visitado. Espero que gostem:

Álbum: ‘Emotions’
Gravadora: Fontana Records
Artista: The Pretty Things
Lançamento: 18 de Abril de 1967

por Joyce Guillarducci

emotions

O disquinho dessa semana é ignorado por muita gente – inclusive pela banda. ‘Emotions’ veio numa época de transição: tendo que trabalhar com um novo produtor imposto pela gravadora e com dois dos membros originais (Brian Pendleton e John Stax) abandonando o barco, 67 foi um ano delicado para a The Pretty Things.

As mudanças também aconteciam nas sonoridades criadas por Phil May e Dick Taylor, que estavam gradualmente transformando o R&B dos dois discos anteriores em algo mais pop com pitadas de psicodelia, e que explodiria no ano seguinte com o maravilhoso ‘S. F. Sorrow’.

O que a dupla criou na época pode não ser assim genial, mas é certamente agradável. O tal do novo produtor no entanto notou que faltava algo nas novas composições, e decidiu (acertadamente na minha opinião) acrescentar orquestrações em praticamente todas as 12 faixas do álbum. Apesar dos resultados positivos – e aqui destaco ‘Photographer’ e minha favorita, a belíssima ‘The Sun’, essa intervenção não agradou em nada a banda, que passou a tratar o ‘Emotions’ como um mero cumprimento de contrato com a gravadora, recusando-se a promovê-lo nos shows. Aliás, as únicas faixas do álbum que já foram executadas ao vivo foram ‘Children’ na época de seu lançamento, e ‘Growing In My Mind’ beeem mais tarde lá nos anos 90, com Phil May afirmando que essa era a única faixa do álbum da qual ele não se envergonhava.

Em 2001, durante as preparações para o lançamento do ‘Emotions’ em CD, decidiu-se resgatar algumas das faixas originais e acrescentá-las ao álbum com arranjos mais simples – são as últimas faixas desse que vou deixar aqui embaixo. Confesso que prefiro essa versão mais crua de ‘My Time’, mas notem a falta que fazem os metais de ‘Photographer’ e as cordas de  ‘The Sun’, mas gosto (e ego) não se discute né.

#21 – Emotions – The Pretty Things was last modified: novembro 7th, 2017 by Joyce Guillarducci
0 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
Mixtape Shakespeare & Co.
Próxima postagem
PAPISA

Você também pode gostar

ASTRUD 1_opt

#17 – Beach Samba – Astrud Gilberto

22 de julho de 2017
goldiemain_0_opt

#31 – Walking In Different Circles/Song Of The Moon – Goldie & The Gingerbreads

22 de novembro de 2017
13th Floor Elevators_opt

#18 – Easter Everywhere – The 13th Floor Elevators

28 de julho de 2017
IMG_0014_opt

#15 – Small Faces – Small Faces

24 de junho de 2017
Beach-Boys-1967-with-brian-1_opt

#39 – Smiley Smile – The Beach Boys

20 de dezembro de 2017
scan0005_opt

#23 – Roberto Carlos em Ritmo de Aventura – Roberto Carlos

13 de outubro de 2017
beefheart 2_opt

#19 – Safe As Milk – Captain Beefheart & His Magic Band

4 de agosto de 2017
Members of rock band Cream, their sound was characterised by a melange of blues and psychedelia. Cream combined Clapton's blues guitar playing with the airy voice of Jack Bruce and the manic drumming of Ginger Baker. Photo by LFI/ABACAPRESS.COM

#26 – Disraeli Gears – Cream

2 de novembro de 2017
maxresdefault (2)_opt

#35 – Absolutely Free – The Mothers of Invention

13 de dezembro de 2017
12985304074_1921304cda_b_opt

#07 – It’s a Guitar World – Chet Atkins

24 de março de 2017

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Chillwave Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Power Duo Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo