Conheça os designers que moldaram a estética dos pôsteres psicodélicos dos anos 60 + Mixtape especial.
Um tipo de peça pela qual sou fascinada e tenho super apostado para decoração do novo QG/lar é o pôster psicodélico. Aqueles contrastes gritantes de cores, as fontes em arte nouveau mega estilizadas (e quase ilegíveis), as flores, os adornos e os eventuais olhos voadores que eram marcas registradas da estética usada para promover shows e bandas dos anos 60 sempre me atraem. Tenho alguns e estou a um tempo tentando decidir quais artes do Martin Sharp deveriam figurar nas minhas paredes, e foi quando me deparei com a obra desse quinteto.
Não, os Big Five não são uma banda (apesar que estilão pra isso eles têm né). Alton Kelley, Victor Moscoso, Rick Griffin, Wes Wilson e Stanley Mouse são simplesmente os responsáveis por grandessíssima parte da produção gráfica do epicentro de contracultura que era a California sessentista.
Juntos, os cinco artistas fundaram a produtora Berkeley Bonaparte e arregaçaram as manguinhas psicodélicas. Trabalhando hora individualmente, hora em colaboração, criaram designs icônicos, como o logo do esqueleto com as rosas dos Grateful Dead (por Kelley e Mouse), e o pôster do que seria o último show dos Beatles (por Wilson), além de centenas de trabalhos gráficos para bandas como 13th Floor Elevators, Jefferson Airplane, Captain Beefheart, Chocolate Watchband e (várias) outras.
Mas chega de papo, vou deixar aqui alguns de meus designs favoritos criados pelos Big Five – vocês vão perceber que tenho uma predileção pelos trabalhos solo de Moscoso e Wilson, e pela colaboração Mouse-Kelley (acho os designs do Griffin meio assustadores na verdade). Ainda tem playlist bem especial pra ouvir enquanto aprecia toda essa arte psicotrópica:
E pra quem quiser se aprofundar mais nos aspectos socioculturais do movimento psicodélico da década de 60, encontrei essa DISSERTAÇÃO DE 187 PÁGINAS sobre o assunto (Rafael Hoffmann Maurilio, cara, nem te conheço mas já te considero pacas).
Boa viagem pessoal!