Comentado por Luis Otávio Lopes do Vi Shows.
O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns lançados nesse ano.
A indicação de hoje vem do Luis Otávio Lopes do blog Vi Shows, vai lá Luis!
Álbum: ‘Are You Experienced ’
Gravadora: Track Records
Artista: The Jimi Hendrix Experience
Lançamento: 12 de Maio de 1967
por Luis Otávio Lopes
edição final Joyce Guillarducci
Decifrando Hendrix no mítico “Are You Experienced”
Poucos músicos conseguiram um impacto tão grande com um álbum de estréia quanto Jimi Hendrix em Are You Experienced, que apesar de lançado em 1967, ano com sons seminais de inúmeros artistas, pode ser ouvido hoje com um frescor que a maioria dos discos da época perdeu com o tempo.
A gênese do álbum tem muito também do produtor Chas Chandler, que além de ter “descoberto” Hendrix, trouxe o músico para a cena londrina e arregimentou uma banda histórica com Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria), o eterno The Jimi Hendrix Experience.
Esse power trio acabou sendo revolucionário, mesmo que tenham aproveitado a onda local em torno de outro super trio o “The Cream” de Eric Clapton e Cia, que serviu para colocar Hendrix como um dos maiores guitarristas do mundo em poucos meses, ao proporcionar ao músico uma visibilidade até então nem sonhada.
As gravações do álbum ocorreram entre Outubro de 1966 e Abril de 1967, época em que a estrela do artista começava a brilhar como um dos performers mais requisitados na Inglaterra e em toda Europa. Talvez por isso mesmo tenham sido usados 3 diferentes estúdios londrinos, com muitas sessões incrivelmente limitadas a antigos gravadores de 4 faixas.
Essas limitações orçamentárias exigiram dedicação total dos músicos, que fizeram boa parte da pré-produção em ensaios nos próprios apartamentos, mas sempre com total controle da dupla Chandler e Hendrix, que muita vezes até ditavam ou até tocavam as partes dos músicos envolvidos.
Na época Jimi já tinha experiência em estúdios nos Estados Unidos, mas nunca com uma dedicação integral e um produtor antenado com a Swinging London e seu impacto modernista na revolução dos costumes.
Singles incríveis foram sendo lançados pavimentando o território para o impacto do álbum e criando uma das grandes curiosidades de Are You Experienced, que são as grandes diferenças entre as versões britânicas e yankees do disco.
Canções como “Hey Joe”, “Stone Free”, “Purple Haze”, “51st Anniversary”, “The Wind Cries Mary” e “Highway Chile” já haviam saído como singles no Reino Unido, e na época era uma tendência local que os álbuns não tivessem todos eles, e por isso a versão local foi lançada com o seguinte track list, e em versão mono:
Lado 1 |
Lado 2 7. “May This Be Love” 8. “Fire” 9. “Third Stone from the Sun” 10. “Remember” 11. “Are You Experienced?” |
Para o mercado americano, existia a necessidade de vender o “novo artista”, e sem alguns singles, seria mais difícil garantir o sucesso do músico.
Dessa forma, a versão Made in USA acabou sendo vitaminada, o que impactou não somente na track list mas na necessidade de mixagens em Estéreo e numa nova ordem das canções, que no final tornaram essa versão a mais atraente e que acabou sendo a fonte para a versão local do álbum lançada no Brasil posteriormente.
Lado 1 1. “Purple Haze” 2. “Manic Depression” 3. “Hey Joe” 4. “Love or Confusion” 5. “May This Be Love” 6. “I Don’t Live Today” |
Lado 2 7. “The Wind Cries Mary” 8. “Fire” 9. “Third Stone from the Sun” 10. “Foxy Lady” 11. “Are You Experienced?
|
Apesar de perder a proto funk rock Can You See Me, o blues matador de Red House e a mais lírica Remember, prefiro mesmo a versão americana, que além dos hits geniais tem uma capa muito mais interessante…
Afinal como não ficar de queixo caído ao ouvir no talo Purple Haze pela primeira vez, canção que levou o blues para a estratosfera e tornou “a experiência” daquela era tangível numa canção de menos de 3 minutos.
Todas novas possibilidades do planeta Hendrix já estavam lá, seja na poesia auto destrutiva de Manic Depression e I Don´t Live Today, ou nas histórias e lamentos de Hey Joe” e Love or Confusion.
Nascia a psicodelia, a guitarra e o blues se reinventavam em efeitos, distorções e narrativas onde novos temas e personagens surgiam, um rock embebido num ácido estrelar de viagens como a sensacional Third Stone from the Sun, mapa sonoro com o endereço exato de nosso planeta no espaço.
Hendrix não era um alienígena, era sim um verdadeiro herdeiro da tradição do blues e do folk norte americanos, adicionado a uma veia funky, um senso rítmico apurado e um virtuosismo que tornou seu instrumento o verdadeiro símbolo do Rock.
Em todas as versões o disco termina com Are You Experienced, onde o mago convoca a todos, iniciados e caretas a conhecer uma nova era e se abrir para novas experiências. Numa canção repleta de efeitos e que cresce se ouvida no volume máximo ou com fones de ouvidos, afinal são tantos detalhes, efeitos e intervenções de estúdio na canção que sacramentaram o artista também como um mestre em usar o próprio estúdio como parte do processo criativo.
Assim foi e ainda é esse incrível álbum, uma explosão estrelar em forma de música, onde em pouco mais de 40 minutos a Jimi Hendrix Experience mudou o mundo e todo cenário do pop rock para sempre, eternizando Are You Experienced como um dos mais imperdíveis discos de todos os tempos.