Ouça o novo single ‘Morangos e Maçãs’.
E aiii que começamos essa semana que já seria bonita por ser mais curtinha com som novo pra deixá-la ainda mais iluminada ✨
Acredito que essa apresentação seja desnecessária para qualquer um que acompanhe a cena alternativa desse Brasil varonil, mas vá lá: Marcelo Gross foi baterista da banda de Júpiter Maçã nos nineties; é também membro fundador, compositor e guitarrista da Cachorro Grande, e há alguns anos se aventura no projeto paralelo GROSS, que já lhe rendeu o álbum “Use o assento para flutuar” (2013).
Gross prepara agora o segundo álbum solo, que já tem nome, data de lançamento, dois singles lançados, e que também já está vendo ’13 Reasons Why’ (porque eu tô começando a achar que eu sou, assim, a única pessoa no mundo que ainda não viu essa série). ‘Chumbo & Pluma’ será lançado em 26 de Maio e foi anunciado no início do ano pelo single ‘Purpurina’ – quem acompanha as mixtapes do Cansei do Mainstream e também os programas da Rádio Minhoca já sacou esse som heim!
E na última sexta-feira saiu single novo com mais uma provinha (muito agradável por sinal) do que vem por aí: ‘Morangos & Maçãs’ é uma balada acústica com levada folk e pitadas de psicodelia. Conversei com o Gross sobre o novo single e ele contou de onde saiu essa faixa que já é minha queridinha:
Essa música fala de encontros em um apartamento vazio pra alugar. A inspiração para a melodia saiu da época dos Beatles na Índia, pré álbum branco, com os dedilhados que o Donovan ensinou para o John Lennon, e que eu estava ouvindo bastante durante a criação de Morangos e Maçãs. Já os loops veem das demos originais gravadas em um gravador de fita de quatro canais: em um canal tinha voz, no outro violão, e nos outros eu brincava bastante com esse negócio de colocar as guitarras ao contrário, que eu sempre achei que dava uma atmosfera legal na música e remetia à uma sonoridade sessentista, como o loop de fitas que o Paul McCartney fez para ‘Tomorrow Never Knows’.
Acho que já deu pra perceber o porquê de eu ter curtido tanto esse som né? #beatlemaniafeelings, rs. ‘Morangos & Maçãs’ estará no lado “pluma” do disco ‘Chumbo & Pluma’, que foi concebido sob influências que vão de The Drifters a Arnaldo Baptista – e, claro, The Beatles, e promete uma mistura de sonoridades e texturas e mais algumas surpresas, como conta Gross:
É quase como se fossem dois discos juntos: o Chumbo que é um disco mais rock’n roll, com influências mod e música dos anos 50, e o Pluma que é um disco de baladas acústicas. São as letras que tornam o disco mais atual, falando do dia a dia – ou do noite a noite, e das coisas que eu vivo em São Paulo, em Porto Alegre e na estrada. Vai ser um disco bem complexo, e a intenção é ir contra a maré mesmo, numa época em que as pessoam não param cinco minutos pra ouvir uma música ou prestar atenção em algo, eu quero dar um disco pra galera viajar no patê.
E aí, ficaram curiosos? Pois tem mais papo com Marcelo Gross amanhã às 21h na Rádio Minhoca, falando sobre o disco novo e outras coisinhas mais, sintonizem-se! Por aqui ficamos com ‘Morangos & Maçãs':