Cansei do Mainstream
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato
  • Home
  • Na Vitrola
  • Na Estante
  • Na Película
  • No Passado
  • 1967 em 50 discos
  • 1968 em 50 discos
  • Contato

Cansei do Mainstream

1967 em 50 discos

#01 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles

escrito porJoyce Guillarducci 10 de fevereiro de 2017
sgt-peppers_portada1_opt

Comentado por Joyce Guillarducci.

O ano de 1967 foi um dos mais significativos para a música mundial. A ascensão hippie, the summer of love e a consagração da psicodelia foram pontos cruciais no curso da história do rock’n roll, da música pop, country, folk, soul e do acid rock. E como eu amo os anos 60, não poderia deixar de prestigiar o meio século desse ano tão importante. Para isso, criei a coluna 1967 EM 50 DISCOS, onde semanalmente comentaremos álbuns desse ano tão icônico. Pra começar, escolhi o ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, um dos discos mais enigmáticos e mais vendidos de todos os tempos, e que permaneceu em 1º lugar nas paradas britânicas por 27 semanas. I hope you will enjoy the show!

Álbum: ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’
Gravadora: Parlophone
Artista: The Beatles
Lançamento: 1 de junho de 1967

por Joyce Guillarducci

sgt-pepper_1

Em meados de 1966, após o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio e tendo finalizado uma exaustiva turnê pelos EUA e Canadá – que seria a última da carreira da banda, os Beatles decidiram tirar alguns meses de férias dos palcos e gravações. Sir Paul McCartney embarcou então em uma viagem que passou pela França, Espanha e acabou num safari no Quênia. Durante o voo de volta para Londres em Novembro de 66, já pensando no próximo trabalho do quarteto, Paul decidiu que os Beatles estavam cansados de serem eles mesmos e que precisavam se reinventar. Nasceu assim a ideia da banda do Sargento Pimenta, e que culminou no primeiro álbum conceitual da história, considerado por muitos o melhor disco já gravado: the only and lonely ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’.

O nome ‘Sgt Pepper’ surgiu quando Paul e Mal Evans, empresário de turnês e amigo pessoal dos Beatles, brincavam com as palavras impressas em saquinhos de sal e pimenta (Salt ‘n Pepper). Já o ‘Lonely Hearts Club Band’ era um lugar real em Liverpool, frequentado por pessoas solitárias em busca de companhia. O clube ficava localizado na Penny Lane, rua por onde Paul passava de ônibus todos os dias nos tempos da escola, e que durante as gravações do álbum ganhou aquela música linda dedicada à ela. Por pressão da gravadora, a faixa ficou de fora do Sgt Peppers e só foi aparecer no ‘Magical Mystery Tour’.

Durante a concepção do álbum, os Beatles queriam que tudo parecesse diferente de todo o resto que eles já haviam criado, afinal esse era um disco da banda do Sargento Pimenta, e não dos quatro moptops de Liverpool. Tudo tinha que ser novo, incluindo equipamento e técnicas de gravação. Assim, o ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’ foi pioneiro no uso de gravação multicanal e em métodos de produção com processamento digital de sinal, além de ser o primeiro álbum de música pop a eliminar aquele gap entre as faixas – ouvindo o álbum continuamente tem-se a impressão de que é uma grande faixa ininterrupta.

Abraçando as novas personalidades como integrantes dessa banda fictícia, os Beatles estavam prontos para experimentar mais em suas composições. Com diversas influências estilísticas que vão desde o vaudeville presente em “Being for the Benefit of Mr. Kite!” à ascendência indiana de “Within You Without You”, as 13 faixas criadas pelos alter-egos do Fab Four abordam temas como sexualidade, morte, drogas, expansão da consciência e escondem enigmas que até hoje tiram o sono de beatlemaníacos pelo mundo.

Adoraria comentar faixa a faixa do Sgt Peppers e todos os mistérios ao redor desse álbum, mas daí isso aqui ia virar um livro e a postagem não sairia hoje. Então decidi pegar apenas a faixa final que é uma das mais intrigantes do álbum: minha queridinha ‘A Day In The Life’, que foi composta por John Lennon e Paul McCartney e que, coincidentemente, completa hoje mesmo 50 anos desde a finalização de sua gravação.

Em 10 de Fevereiro de 1967 uma orquestra com 40 integrantes se reuniu para gravar os crescendos do meio e do fim dessa faixa, que depois foram quadruplicados, criando o efeito de uma orquestra de 160 músicos acompanhando as outras partes já gravadas previamente por John e Paul. A pedido dos Beatles, os músicos compareceram à gravação vestidos de gala, mas com acessórios burlescos. Para nossa felicidade, a sessão, na qual também estavam presentes Mick Jagger, Marianne Faithfull, Keith Richards, Donovan e outros amigos da banda, foi gravada – reparem nos narizes de palhaço, óculos coloridos e diversos acessórios dos músicos:

Apesar das afirmações de John Lennon de que a inspiração para a letra de ‘A Day In The Life’ veio de uma notícia que ele leu num jornal londrino, há quem diga que a música narra a suposta morte de Paul McCartney, mas isso é assunto para outra postagem. E esse é apenas um dos mistérios dessa faixa que, com pouco mais de cinco minutos, tornou-se a mais longa dos Beatles até então. No vinil britânico original, a faixa ainda conta com um ruído em alta frequência que é audível apenas para cães, e um diálogo reverso no final onde John diz ‘been so high’ e Paul responde ‘never could be any other way’ que fica se repetindo até que a agulha da vitrola seja levantada. Infelizmente isso tudo foi cortado das versões americana e brasileira – tenho 2 vinis do Sgt Peppers e nenhum deles tem estes trechos gente, apesar de um deles ter o bigode e apetrechos que acompanhavam a versão original, estes aqui:

Cut-Outs

E todo o hype que envolve o Sgt Peppers não se limita à música: a arte da capa também é assunto frequente nas rodas de corversa beatlescas. Criada pelos artistas pop Peter Blake e Jann Haworth, a capa do álbum é uma colagem de imagens que traz a tal da banda do Sargento Pimenta acompanhada de uma multidão pronta para assisti-los. Essa multidão é composta por personalidades escolhidas pelos próprios Beatles – ops, perdão, pelos integrantes da banda do Sargento Pimenta. Entre eles estão nomes notáveis da literatura, música, cinema, ciências e espiritualidade. Conforme revelado por Peter Blake há alguns anos, dentre as escolhas de John estava Jesus Cristo e Adolf Hitler, sendo que a imagem do último foi utilizada na versão final da capa, mas acabou sendo ocultada atrás dos integrantes da banda – provavelmente foi melhor assim. ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’ também foi o primeiro álbum a trazer as letras de todas as faixas na contra-capa.

Veja quem é quem na capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Poderia citar mais um milhão de fatos, mistérios e curiosidades sobre a concepção do ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, mas prefiro deixar para que vocês desvendem esse álbum por si sós, acompanhados apenas de Billy Shears e de sua banda de corações solitários.

#01 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles was last modified: novembro 7th, 2017 by Joyce Guillarducci
1 comentários
6
Facebook Twitter Google + Pinterest
Joyce Guillarducci

Postagem anterior
Sundowners
Próxima postagem
#02 – Mr. Fantasy – Traffic

Você também pode gostar

Los Gatos - La Balsa - Frente_opt

#30 – Los Gatos – Los Gatos

17 de novembro de 2017
maxresdefault (2)_opt

#35 – Absolutely Free – The Mothers of Invention

13 de dezembro de 2017
king_a5_opt

#29 – King & Queen – Otis Redding e Carla Thomas

13 de novembro de 2017
UNSPECIFIED - CIRCA 1950:  Photo of Nina Simone  Photo by Tom Copi/Michael Ochs Archives/Getty Images

#34 – High Priestess of Soul – Nina Simone

6 de dezembro de 2017
blossom_toes_front_big_opt

#05 – We Are Ever So Clean – Blossom Toes

10 de março de 2017
electric-prunes-the-5193604a082c1_opt

#28 – Underground – The Electric Prunes

9 de novembro de 2017
da9b4e80855e1ea8d6fb3d61c89a1248_opt

#09 – Surrealistic Pillow – Jefferson Airplane

11 de abril de 2017
theincrediblestringband1400x800_opt

#11 – The 5000 Spirits or the Layers of the Onion – The Incredible String Band

2 de maio de 2017
maxresdefault_opt

#13 – Incense and Peppermints – Strawberry Alarm Clock

7 de junho de 2017
170212-williams-aretha-franklin-tease_crbbtc_opt

#14 – I Never Loved A Man (The Way I Love You) – Aretha Franklin

16 de junho de 2017

1 comentários

Paul McCartney 2017 no Brasil - celebrando os 50 anos de Sgt. Pepper’s - Vi Shows 27 de abril de 2017 at 16:09

[…] O eterno Paul McCartney retornará ao Brasil em outubro de 2017 como parte da turnê “One on One Tour” que já começou no Japão e promete rodar meio planeta ainda nesse ano, marcando os 50 anos do clássico Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967). […]

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

SOBRE

Joyce Guillarducci

Sou apaixonada por música, curiosa por natureza e adoro conhecer coisas novas - sem deixar de lado as antiguices do coração. Criei este espaço para compartilhar minhas descobertas com quem também cansou de ouvir sempre as mesmas bandas. Tem muita música boa acontecendo here, there & everywhere. Eu quero mais, cansei do mainstream

Envie seu som pelo Groover!

no Facebook

Facebook

no Spotify


tags

60s 70s 80s Acid Rock Austrália Blues Brasil Canadá Country Dream Pop Electro Pop Eletropop Eletrônica Estados Unidos EUA Experimental Festival Folk Garage Grunge Indie Indie Rock Inglaterra Jazz Lo-Fi MPB Música Música Experimental Neo-Psicodelia New Wave Pop Pop Rock Post-punk Psicodelia Punk Pós-Punk Rock Rock'n Roll Rock Progressivo Shoegaze Stoner Rock Surfadelic Surf Music Synthpop Vaporwave
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Email

@2016 - Cansei do Mainstream


Voltar ao topo