Uma das bandas precursoras do Acid Rock da Califórnia.
A Quicksilver Messenger Service foi uma das primeiras bandas de Acid Rock de São Francisco. Nasceu no início da revolução do Rock, em 1964, e era composta originalmente por Dino Valenti (Vocais), Jim Murray (Vocais / Gaita / Guitarra), John Cipollina (Guitarra), Skip Spence (Guitarra / Vocais), David Freiberg (Baixo / Vocais) e Casey Sonoban (Bateria). Spence logo deixaria a banda após um convite de Marty Balin para tocar bateria no Jefferson Airplane, que marcaria os anos 60 com o Surrealistc Pillow.
Sonoban também acaba deixando a banda, e é substituído por Greg Elmore, que tráz Gary Duncan do The Brogues. Pouco tempo depois, Valenti é preso em uma acusação de posse de drogas e passaria o resto dos anos 60 na cadeia, e assim a formação de quinteto foi mantida até 1967.
Durante esse período, a banda dividiu palcos com Grateful Dead, Big Brother and the Holding Company (ainda sem a Janis), Jefferson Airplane, entre outros. Logo conseguiram um contrato com a Columbia e lançaram seu primeiro EP, que foi muto bem recebido no Monterey Pop Festival. Apesar disso, Jim Murray decidiu deixar a banda e mudou-se para Maui.
Em 1969 lançaram o clássico e sensacional “Happy Trails”, com um som fluido e misterioso, sem perder a elegância que os distinguia. O disco é marcado pela saída de Duncan, que foi substituído pelo talentosíssimo Nicky Hopkins (tecladista), ex-Steve Miller Band e Jeff Beck Group.
Em 1970, Duncan retorna a banda, trazendo Valenti junto com ele. O novo sexteto lança “Just for Love” e “Fresh Air”, este último marcando as saídas de Cipollina e Hopkins, além da prisão de Freiberg também por porte de drogas. Freiberg integraria o Jefferson Starship anos depois.
Valenti conduziu o grupo por mais alguns anos, como um trio, produzindo ainda mais dois LPs, mas estes despertaram pouco interesse no público. Houveram tentativas de retorno nos anos 80 com Duncan e Freiberg mas não deu em nada.
De fato, a banda tinha um conjunto de talentos, começaram com um Hippie-Folk, depois um Hippe-Jam e mergulharam na experimentação, trazendo diversas influências, misturando psicodelia, folk-rock, blues, country e arte. Infelizmente seu melhor período veio em um momento onde a cena de São Francisco já tinha perdido seu auge.
Para nós ainda há tempo de conferir a obra da Quicksilver Messenger Service por aqui: