Música nórdica para todos.
O festival Dias Nórdicos surgiu em 2010 como um projeto de intercâmbio cultural entre países nórdicos e latinos. A proposta é trazer um pouco da música que rola lá no Norte do mundo para a Espanha, Chile, Argentina, Brasil e Mexico. À partir do próximo ano um festival inverso também será realizado, com artistas latinos se apresentando em países nórdicos. Eu super apoio o projeto e acho inclusive que a interação cultural deveria ir além da música, agregando comidas e bebidas típicas dos países participantes aos cardápios dos festivais.
A edição brasileira do Dias Nórdicos rolou ontem no Sesc Pompeia em SP e reuniu 4 nomes da cena underground nórdica: Lydmor (Dinamarca), Moddi (Noruega), Hisser (Finlândia) e Hey Elbow + Alice Boman (Suécia)
No palco, mostraram-se todos artistas multifacetados e muito talentosos. Escolhi 2 favoritos da noite para comentar, espero que curtam tanto quanto eu curti e que o festival volte com força total no próximo ano. The North is coming.
Lydmor
Jenny Rossander, aka Lydmor, é uma jovem artista experimental dinamarquesa que começou bem cedo a frequentar a cena underground de seu país. Lydmor escreve e faz a mixagem de suas músicas, que podem ser conferidas em seu álbum Y (2015).
No palco, acompanhada de um notebook, uma mesa de som e um microfone, a garota canta, dança, discoteca e encanta com seu emotional electropop e as performances que me fazem pensar numa mistura de Kate Bush com Björk. No show de ontem nos mostrou uma faixa nova que criou em seu quarto de hotel e que fala em lábios de mescalina – aliás, a alusão à drogas e bebida é um tema bem frequente de suas músicas.
Por aqui conferimos Lydmor arrasando em Mrs. Me 2.0:
Hisser
Hisser é o nome artístico do cantor e produtor Miikka Koivisto. Veterano da cena musical finlandesa, Miikka ficou famoso como vocalista da banda de hardcore Disco Ensemble. Com o projeto Hisser, ele navega pelas águas do eletropop e tecno.
Nas apresentações ao vivo conta com músicos de apoio e o Hisser vira trio. Com uma música cheia de energia e com as orelhas de elfo que viraram sua marca registrada, coloca a galera pra dançar e viajar em seu som.
Por aqui conferimos o vídeo brisaaado de Park Fiction: