Conheça o freak-folk excêntrico das irmãs Casady.
E lá vem mais uma family band, e o family business dessa vez parece ser a excentricidade. CocoRosie é um duo de música experimental formado pelas irmãs Bianca “Coco” Casady e Sierra “Rosie” Casady.
Bianca e Sierra nasceram nos EUA, e os apelidos de Coco e Rosie foi-lhes dado ainda na infância pela mãe. Quando adolescente, Sierra mudou-se para Paris, onde estudou canto lírico e tornou-se uma cantora de ópera. Enquanto isso, Bianca vivia em Nova Iorque, estudando linguística e sociologia. Em 2003 Bianca decidiu juntar-se à irmã em Paris, e lá nasceu a CocoRosie. Durante 2 meses as garotas trabalharam no apartamento de Sierra, produzindo as 13 faixas que compõem seu álbum de estréia, intitulado La Maison De Mon Rêve (2014). O álbum inicialmente só seria distribuído para amigos, mas uma cópia chegou às mãos da gravadora Touch and Go Records, que se interessou pela música das garotas e com quem acabaram fechando contrato imediatamente. De lá pra cá, CocoRosie já lançou mais 5 álbuns: Noah’s Ark (2005), The Adventures of Ghosthorse and Stillborn (2007), Grey Oceans (2010), Tales of a GrassWidow (2013) e o último, Heartache City (2015), foi lançado no mês passado e é o meu favorito.
É difícil classificar o gênero musical da dupla. Utilizando harpa, piano, flauta, beatbox e brinquedos eletrônicos, compõem um som único que soa ingênuo e obscuro ao mesmo tempo, apresentando traços de música eletrônica, freak-folk, hip-hop e ópera. A harmonização vocal das irmãs é perfeita, com a delicadeza de Sierra complementando a voz singular e quase infantil de Bianca, e que me faz pensar um pouco em Björk sempre que escuto.
O excentrismo de CocoRosie vai além da musicalidade. As roupas, maquiagens e atitude das garotas são sempre exóticos e bem teatrais. Eu particularmente acho incrível quando elas usam barbas e bigodes, o que me faz pensar novamente em Björk, que uma vez afirmou que a coisa extinta que ela mais gostaria de trazer de volta era pêlos faciais para mulheres 😀
Bianca e Sierra já passaram pelo Brasil por 2 vezes durante suas turnês mundiais, e vamos torcer para que elas voltem em breve pois a arte das irmãs precisa ser conferida de perto. Enquanto elas não vêem, conferimos os vídeos de Lemonade e Lost Girls, e essa apresentação das garotas no Vondelpark Openluchttheater.