Conheça o folk delicado da francesa.
São Paulo parece ter sido inundada por uma onda de cultura francesa e estou adorando mergulhar nela.Nas últimas semanas conheci nomes incríveis da arte, cinema e música da França e estou cada dia mais apaixonada pelos artistas deste país.
Uma destas artistas me conquistou neste final de semana com sua música e simpatia num evento gratuito no MIS: a parisiense Victoire Oberkampf. Com Ben Harper como principal influência, Victoire faz um folk delicado composto basicamente de sua voz belíssima e de acordes simples de seu violão. A francesa já lançou 2 EPs: Victoire Oberkampf (2014) e Spiritual (2015), além de um álbum de viagem intitulado Diário do Verão (2014).
Ao vivo a garota é um show à parte. Com um estilo todo despojado vestindo shorts e havaianas, ela utiliza instrumentos inusitados, como uma garrafinha de água com arroz dentro para criar uma batida de base que grava no palco, e vai aos poucos acrescentando camadas na música que fica mais interessante a cada momento. Apesar das letras em inglês e francês, Victoire fala português durante todo o show – ela me contou que viveu um tempo em Lisboa onde aprendeu o idioma, e há 8 meses instalou-se em São Paulo, portanto fique de olho na agenda de shows dela aqui em Sampa.
Por aqui ficamos com a faixa Deep River e os videos de Michel e de Vieille Chanson Du Jeune Temps – faixa de seu primeiro EP inspirada em um poema que Victor Hugo escreveu na adolescência.